sábado, 20 de março de 2010

ESPIRITISMO NÃO FAZ USO DO CHÁ DO SANTO DAIME


Diz o professor de antropologia da Universidade Federal da Bahia Edward MacRae, autor de “Guiado pela Lua - Xamanismo e Uso Ritual da Ayahuasca no Culto do Santo Daime” (ed. Brasiliense):

"(...) Foi mestre Irineu que adaptou o uso da bebida (chá ayahuasca), antes utilizada de forma terapêutica pelos xamãs indígenas, aos cultos, que incorporam elementos do xamanismo caboclo, do catolicismo, do esoterismo e do espiritismo.

‘Umbandaime’

Nas grandes cidades, o chá do Santo Daime passou ainda por um terceiro ciclo de expansão, chegando a comunidades de espiritismo, umbanda e religiões orientais (...)"

Nossa conclusão: "Com todo respeito ao prof. Edward MacRae, mas ele precisa se informar mais sobre o que a Doutrina dos Espíritos prega. Se algum Centro Espírita faz uso desse chá é porque está faltando estudo das obras básicas. Embora muitos aleguem ser natural, por ser chá, lembremos que cicuta tb é da natureza e não deixa de ser veneno. Entendam, não somos contra quem use este chá, somos a favor do livre arbítrio, mas não gostaríamos que dessem informação contrária da que pregamos. Como este blog é espírita, temos obrigação de orientar sobre o assunto segundo a visão espírita. Queremos lembrar que os médiuns espíritas não precisam fazer uso de chás ou outro alucinógino para ter contato com o além.
Perante o corpo : precaver-se contra tóxicos, narcóticos, alcoólicos, e contra o uso demasiado de drogas que viciem a composição fisiológica natural do organismo.
Existem venenos que agem gota a gota. (André Luiz – Conduta Espírita)

UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO: O Espiritismo é uma doutrina sem sacerdotes, sem dogmas, sem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais (as vestes brancas devem ser as que nos cobrem o espírito e o nosso perispírito); não utilizamos sal grosso, plantas, amuletos, etc. (porque o nosso coração é nosso escudo, quando nele mora o amor); não adotamos cálice com vinho, bebidas alcoólicas ou alucinógenas (os espíritas não devem alimentar o vício do álcool nem do fumo, porque precisamos estar lúcidos para apreciar a beleza da vida); não utilizamos incenso, mirra, velas (porque são coisas materiais e nós usamos a prece para nos sustentar o espírito); não temos altares, imagens, andores, procissões, pagamento pelos trabalhos espirituais, talismãs, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não temos curas espirituais com cortes, orações milagrosas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário