terça-feira, 18 de maio de 2010

É NA RELIGIÃO QUE OS HOMOSSEXUAIS SE SENTEM MAIS DISCRIMINADOS



Estudo é apresentado hoje, Dia Mundial da Luta contra a Homofobia.
O insulto é o principal ato de discriminação sentido pelos homossexuais em Portugal. É na religião que se sentem mais discriminados, mas dizem que a reprovação é generalizada. E, por isso, tendem a esconder a orientação sexual, mesmo que, para isso, tenham de se casar ou dizer que são casados.
José Leote, coordenador do Rumos Novos, grupo homossexual católico, faz uma distinção entre o que é percepção e realidade, sublinhando, no entanto, que o sentimento de rejeição não se aplica, apenas, ao catolicismo. "A maioria das religiões condena as práticas homossexuais e não aceita quem tenha essa orientação. A Igreja Católica faz um acolhimento, mas é um acolhimento não praticante. Se a pessoa tiver uma relação homossexual e viver em união de fato, são-lhe vedados todos os sacramentos", diz.
Além da religião, os homossexuais sentem-se mais discriminados pelas forças de segurança e pelos partidos políticos, no trabalho e no acesso ao emprego. Os amigos, os bancos, a saúde e a comunicação social são os sectores que menos discriminam.


SE DUAS PESSOAS DO MESMO SEXO PODEM SE COMPLEMENTAR PSIQUICAMENTE, COMO ENTENDER A QUESTÃO HOMOSSEXUAL À LUZ DO ESPIRITISMO?


RESPOSTA: Duas pessoas que apresentem a mesma morfologia biológica e que psiquicamente se complementam, podem torna-se íntimos e excelentes amigos, sem obrigatoriamente ser excelentes amantes, e aqui nos utilizamos do sentido trivial do termo. (...) No aspecto passional, não nos cabe julgar de nenhum modo o procedimento de quem quer que seja, uma vez que, como estabelece o brocardo popular: "todo corcunda sabe como se deita..." Importante é que saibamos que a lei de sociedade, que regula nossas relações sociais no mundo, está embasada na lei de amor, que, por seu turno, é a energia do Pai Criador fluindo pelos poros de nossa alma.
Lamentávelmente será adotar qualquer posição puritana - quando necessitamos estar na busca da veraz pureza - desejando determinar como é que as pessoas terão que viver, ou o que terão que fazer, o que é feio ou bonito, o que é certo ou errado, só para nos satisfazer o espírito policialesco da conduta alheia, como classificados "voyeurs" da intimidade dos outros, quando Jesus Cristo nos propõe o não julgueis.
Assim, se a complementação psíquica entre pessoas de diferentes ou de semelhantes morfologias biológicas servir de motivação para levá-las a relações passionais, e não só fraternais, cabe-nos a discrição e o respeito ao livre arbítrio alheio, por saber que a Deus cabe tomar contas das ações de todos nós.
Então, reconheçamos no criador a perfeita condição de cuidar das vidas dos Seus filhos, quando, na Terra, ainda faltam os valores da isenção e da harmonia espiritual para o trato dessa questão.


(Do livro: Desafios da vida familiar - pelo espírito Camilo - psicografia de Raul Teixeira)







Nenhum comentário:

Postar um comentário