sábado, 1 de maio de 2010

PAPA DIZ A SACERDOTES: "CARIDADE SÓ PODE SER EXERCITADA EM CRISTO E NA IGREJA"


O papa Bento XVI falou aos sacerdotes católicos, dizendo-lhes que devem doar a vida "aos mais pobres, necessitados, aos últimos" na "profunda convicção" de que só é possível "exercitar a caridade" vivendo em Cristo e na Igreja.

Na audiência geral desta quarta-feira, o Pontífice comentou a vida dos santos italianos Leonardo Murialdo, que criou a Congregação de São José; e João Benito Cottolengo, que fundou a obra de caridade "Pequena Casa da Divina Providencia".
Falando deste último, Bento XVI lembrou que no próximo domingo, durante sua visita a Turim para a exposição do Santo Sudário -- o pano que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após a crucificação, exibido ao público desde o dia 10 pela primeira vez em dez anos --, poderá "venerar as relíquias deste santo e encontrar os hóspedes da Casa".
Já as palavras do Papa sobre São Leonardo Murialdo foram aplaudidas por cerca de 1.300 fieis presentes na Praça de São Pedro que participam da peregrinação promovida em ocasião do 110º aniversário de sua morte.
"Estes dois santos sacerdotes viveram seu ministério em doação total da vida aos mais pobres, aos mais necessitados, aos últimos, encontrando sempre a raiz profunda, a fonte inesgotável das suas ações, no relacionamento com Deus, alcançados por seu amor, na profunda convicção de que não é possível exercitar a caridade sem viver em Cristo e na Igreja", declarou. (Cidade do Vaticano, 28 abr (ANSA)



SÓ A CARIDADE DOS CATÓLICOS TEM VALOR?
FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO" é uma afirmação que ao invés de unir os filhos de Deus, os divide; ao invés de estimular ao amor de seus irmãos, alimenta e aprova a irritação entre os seguidores intolerantes dos diferentes cultos (...)
A máxima: "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" é a consagração do princípio da igualdade diante de Deus e da liberdade de consciência; com esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e, qualquer que seja sua maneira de adorar a Deus, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma "FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO", eles se lançam em reprovação, se perseguem e vivem em inimizade; o pai não ora pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que se julguem reciprocamente condenados para sempre. Esse dogma, pois, é essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário