terça-feira, 24 de julho de 2012

CRISTÃO DENTRO E FORA DA CASA RELIGIOSA



A Jornada Mundial da Juventude (católica), que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2013, deverá reunir 4 milhões de jovens de todo o mundo durante uma semana. Os jovens querem pedir respeito à vida.
Nós espíritas ficamos felizes ao ver os jovens reunidos por uma causa tão nobre e necessária. Mas, as religiões cristãs em geral precisam, urgente, informar os jovens católicos, protestantes, espíritas que, o "RESPEITO À VIDA”, vai além de uma passeata ou reunião. O aborto, por exemplo, é desrespeito à vida de quem está para nascer, e o sexo desregrado (comum nas baladas jovens) é um desrespeito ao próprio corpo físico. O violento não respeita a vida alheia porque, geralmente, motivado por sentimentos contrários aos ensinados pelo Cristo se vingam, revidam agressões, traem, etc. O usuário de drogas (comum entre os jovens) não respeita sua própria vida porque lesa sua saúde e a do próximo, pois ficam violentos na abstinência. Quando não tem dinheiro para sustentar o vício, rouba, mata, assalta e estimula o tráfico que mata de maneira direta e indireta causando transtorno à sociedade e família. Os que compram produtos roubados não respeitam a vida porque estão incentivando o roubo, o assalto que pode vir seguido de morte. Têm cristãos desrespeitando vidas no trânsito, nos estádios de futebol, sem respeito pela vida dos animais, pois muitos incentivam a briga de galo, vibram nos rodeios, nas touradas, prendem aves em gaiolas, abandonam cães e gatos em estradas, vibram com as lutas do MMA, formam grupos que querem impor seu modo de pensar, agir, seu gosto musical, seu modo de vestir, etc., sem respeitar os que pensam, agem e são diferentes (gordos, magros, usuários de óculos, os estudiosos, os negros, os homossexuais, etc). O que vemos também é jovem fazendo uso da “inocente” bebida alcoólica nas festas da família, nas baladas e até mesmo nas festas religiosas. Se queremos pregar respeito à vida, precisamos rever nossa posição no mundo. Não podemos achar que bebida alcoólica é algo inocente. As pesquisas afirmam, há muito tempo, o contrário. Como vemos, há jovens e adultos cristãos com dois comportamentos: um dentro da casa religiosa e outro fora dela. Onde as religiões estão falhando? Infelizmente muitas pessoas ainda não estão entendendo a proposta de Jesus. Acham que participando do que a religião pede, tipo "passe", "sopa", "mocidade espírita", batismo, missa, culto, etc, já cumpriram sua obrigação cristã. E fora da casa religiosa se permitem a todos os desregramentos achando que Deus não está vendo ou se está não se importa porque já fomos a casa religiosa e realizamos os cultos externos. Ora! Não nos enganemos. Respeito à vida é ação, é atitude, é mudança de comportamento, é a reforma íntima. É não fazer, de maneira direta ou indireta, aos que convivem conosco neste planeta o que não queremos que eles nos façam. Sejam eles próximos ou distantes, um vegetal ou um animal.
Aos espíritas, que acreditam na reencarnação podemos dizer que "a quem muito foi dado, muito será cobrado." O corpo físico é patrimônio que Deus elaborou para servir de veículo ao Espírito nas suas variadas reencarnações. É com ele que o Espírito pratica seus conhecimentos e vive experiências necessárias, melhorando-se dia-a-dia. Assim, devemos ter para com nosso corpo um carinho e uma atenção especial, zelando e ofertando-lhe o que de melhor a natureza pode lhe dar. Daí o necessário repúdio as drogas, desde as mais simples, como o cigarro e a bebida alcoólica, até as mais graves; daí também o cuidado com a higiene; com a alimentação e os sentimentos equilibrados, enfim, com a saúde do corpo. Como disse Joanna de Ângelis no livro “Dias Gloriosos”: “Todo corpo físico merece respeito e cuidados, carinho e zelo contínuos, por ser a sede do Espírito, o santuário da vida em desenvolvimento.”



"Alegra-te, jovem, na tua juventude... Recreie-se o teu coração nos dias de tua mocidade... Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam teus olhos. Saiba, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta." (Eclesiastes)
Que todos nós (família, escola, casas religiosas) nos mobilizemos na divulgação dessa educação através da palavra escrita, falada e exemplificada. O bom tem que deixar de ser tímido para que o mal deixe de ser audacioso e desapareça.



Texto de Rudymara






Nenhum comentário:

Postar um comentário