terça-feira, 28 de maio de 2013

MODERNIDADE X MODISMO

No tempo de Kardec havia uma divergência para o estudo da doutrina. Uns cuidavam das manifestações inteligentes, e outros se detinham no estudo das manifestações físicas.
 
Kardec advertiu dizendo: Os grupos que se ocupam exclusivamente com as manifestações inteligentes e os que se entregam ao estudo das manifestações físicas têm cada um a sua missão. Nem uns, nem outros se achariam possuídos do verdadeiro espírito do Espiritismo, desde que não se olhassem com bons olhos; e aquele que atirasse pedras em outro provaria, por esse simples fato, a má influência que o domina. (OLM, p. 519).
 
Vejamos que, a divergência era para o bem da doutrina. Eram estudos sérios que correspondiam ao Espiritismo. Kardec apenas pediu que cada qual estudasse o que mais os agradava e que, cada grupo não interferisse no estudo do outro. Mas, hoje, a divergência é por não querer estudar. As imposições são em torno da falta de estudo e entendimento da doutrina. Encontramos pessoas que ainda não entenderam que “o dono da casa espírita” é o “Espiritismo”. Portanto, o que deve prevalecer na condução dos trabalhos da casa não é a vontade dos dirigentes, mas dos ensinamentos dos espíritos. O objetivo do Espiritismo não é lotar casa espírita com pessoas que só buscam curas e outros fenômenos. Isto outras religiões já fazem. Encontramos seguidores viciados em pedir favores e milagres do Alto, esquecendo do ensinamento essencial que é a busca da reforma íntima. Por isso, vemos pessoas com crucifixo no peito ou Bíblia na mão enganando pessoas, maltratando pessoas, animais, etc. O objetivo do Espiritismo é maior que atrair pessoas para a casa espírita. É o de ajudar as pessoas a entender seu sofrimento, como preveni-lo, enfim, explicar o objetivo da nossa encarnação. Então, podemos “modernizar” os trabalhos da casa espírita sem implantar “modismos” que fujam desses ensinamentos dos espíritos. 
 

Texto de Rudymara
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário