terça-feira, 1 de outubro de 2013

SABER ENVELHECER



No contexto da arte de viver, é necessário saber envelhecer.
O receio e a angustia com que as pessoas observam o tempo passar conduzindo-as à senectude, demonstram completa falta de entendimento acerca do fenômeno da vida.
A causa do medo de envelhecer está no conceito equivocado que se faz da fase anterior da existência física.
Muitas vezes, a falta de aceitação do envelhecimento do corpo físico gera um estado psicológico enfermo, levando as pessoas à perda do bom senso. Passam a mentir a idade que possuem e, em verdadeiro processo de auto-afirmação e fuga da própria realidade, costumam fazer uso de roupas e acessórios inadequados, expondo-se ao ridículo.
Não nos referimos, aqui, aos recursos naturais de higiene, beleza e cuidados com o corpo físico que visam a saúde e a boa aparência, que devem e precisam fazer parte das ações diárias, no indispensável dever de “cuidar do corpo e do espírito”.
Reportamo-nos aos excessos e abusos sempre inoportunos em quaisquer situações, e às técnicas cirúrgicas que põem em risco a vida das criaturas e que existem na Terra para a sublime tarefa de corrigir os processos naturais da existência.
Saber envelhecer não significa entregar-se passivamente à inatividade, sempre prejudicial, mas sim continuar em ação, apenas compreendendo que se iniciará uma fase de novas atividades na vida.
Do livro: NO ENTARDECER DA EXISTÊNCIA
Pelo espírito: ANTONIO CARLOS TONINI
PsIcografia de: LUIS ANTONIO FERRAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário