quinta-feira, 17 de abril de 2014

O QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DE JESUS NA TERRA?


 
Aconteceram muitas coisas.
Jesus chama Pedro e João para que eles fossem a Jerusalém para prepararem tudo para celebrarem a páscoa judaica. Pedro e João preparam tudo e naquela noite Jesus vai com os outros. Depois que se assentaram, Jesus se ajoelha, como um servo e lava os pés dos discípulos.
OBSERVAÇÃO: O ensino é magistral, reafirmando a mensagem mais importante: Para Deus o maior será sempre aquele que mais disposto estiver a servir, o que mais se dedique ao Bem. Porque ninguém é mais ou melhor que ninguém.
 
 
Minutos depois, Jesus faz uma revelação espantosa:
- Um de vocês me trairá.
Os discípulos ficaram indignados
Dirigindo-se a João, sentado ao seu lado, Jesus, informou que o traidor seria aquele a quem Ele entregasse o pão molhado no vinho. E o ofereceu a Judas, dizendo:
- O que vai fazer faça depressa.
Judas sai, mas os outros não compreendem por quê. Como era Judas quem guardava a bolsa do grupo, pensaram que ele saíra para comprar o necessário à festa e algo para dar aos pobres.
Depois que Judas sai, Jesus pega um pedaço de pão, agradece a Deus, parte-o e dá a seus discípulos dizendo:
- Este é o meu corpo.
Depois compartilha a taça de vinho dizendo:
- Bebam dele todo. Isto é o meu sangue que será derramado pelos pecados (erros) de vocês. Dentro em pouco eu vou partir, e não poderão me seguir. Mas antes quero dizer-lhes para amarem uns aos outros assim como eu os amei.
OBSERVAÇÃO: Jesus, tomou de um pão, deu graças e repartiu entre eles, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo", oferecido por eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue, que também seria derramado para beneficia-los. E pediu: "façam isto em memória de mim." Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo) compartilhassem uns com os outros o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, derramando sangue, se preciso fosse, assim como ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina não seria de fácil aceitação, por isso concluiu: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros." E que fizessem isto em memória dele, ou seja, para que seus ensinamentos não ficassem esquecidos.
Mas infelizmente, uma simples evocação sugerida transformou-se em ritual com propriedades mágicas.
 
 
Mas, após a partilha do pão e do vinho, Jesus, ainda diz:
- Pedro, antes de o galo cantar, você me negará 3 vezes.
Pedro surpreende-se, porque acreditava que defenderia Jesus contra o primeiro que o quisesse ferir.
Os discípulos ficaram inseguros ao ouvir Jesus dizer que ia partir.então, Jesus disse:
- Se me amais, observareis meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que permaneça convosco para sempre, o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece . . . Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis suportar agora. Quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos conduzirá à verdade completa, pois falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está por vir. Ele me glorificará porque receberá do que é meu e vos anunciará.
OBSERVAÇÃO: A ortodoxia religiosa situa o Consolador, o Espírito de Verdade, na festa de Pentecostes, quarenta dias após as materializações de Jesus, quando os discípulos, sob influência do Espírito Santo, falaram e profetizaram em línguas estrangeiras. Esta é uma ideia equivocada. Não vemos o Consolador naquelas manifestações. A morte de Jesus era recente. Nada havia para recordar, porque nada havia esquecido. E, se Jesus tinha muito que dizer, mas não disse porque o povo não estava preparado naquele momento, como estaria preparado 40 dias depois? Para nós, o Consolador Prometido que é o Espiritismo que veio para nos ajuda a compreender bem o significado de suas palavras, mesmo aquelas que nos parecem difíceis e enigmáticas.
 
 
Após a revelação, Jesus e os outros se retiraram em silêncio e seguiram pelas ruas até o portão oriental. Atravessaram o vale e foram ao jardim do Getsêmani no monte das Oliveiras. Na entrada, Jesus pede que Pedro, Tiago e João (seus amigos mais chegados) que sigam com Ele, e pede para que os outros fiquem. Após caminhar um pouco, disse:
- Esta noite será muito triste. Fiquem aqui vigiando enquanto vou orar.
Jesus então diz em prece:
- Meu Pai, se possível tire de mim esta agonia, mas faça-se a Tua vontade e não a minha.
Quando Jesus voltou onde estavam os discípulos, achou-os dormindo, e diz:
- Levantem-se, o traidor está chegando.
Jesus ainda estava falando quando Judas se aproxima com um grupo de homens de acordo com o combinado, e o identifica com um beijo.
Quando os soldados pegam Jesus, Pedro tira a espada e corta a orelha de um dos homens com um golpe rápido.
Jesus que pregou a não violência disse:
- Guarda a espada, Pedro. Pensa que não posso pedir a Deus uma legião de anjos para me socorrer?
Jesus cura a orelha do homem. Ao ver que Jesus não faz nada, os discípulos fogem. A uma ordem do oficial, os soldados amarraram Jesus e o levaram para Jerusalém, a mesma cidade onde ele entrou triunfalmente uns dias antes (no domingo).
Jesus é preso e levado ao palácio do sumo sacerdote. É interrogado e insultado. Enquanto isso, Pedro, o negava por 3 vezes. Então o galo canta. Pedro se assusta ergue a cabeça e seus olhos se encontram com os de Jesus que está sendo levado para a corte. Envergonhado, ele corre para fora chorando e pedindo perdão à Deus por ter negado conhecer Jesus.
 
 
 
Compilação de Rudymara
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário