quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

RECADO AOS FILHOS INGRATOS E EXPLORADORES DE PAI E MÃE


 

O mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe”, é uma conseqüência da lei geral da caridade e do amor ao próximo, porque não se pode amar ao próximo sem amar aos pais; mas o imperativo "honra" implica um dever a mais para com eles: o da piedade filial.
(...) Honrar ao pai e à mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionando-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.
(...) Muitos relegam os piores cômodos da casa, apenas para não deixá-los na rua, e reservando para si mesmos os melhores aposentos, os mais confortáveis. E as vezes, tudo isso é feito de má vontade, sendo os pais obrigados a pagar o que lhes resta da vida com a carga dos serviços domésticos! É então justo que pais velhos e fracos tenham de servir a filhos jovens e fortes?
(...) Ai do ingrato, porque ele será punido pela ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras afeições, às vezes desde a vida presente, mas de maneira certa noutra existência, em que terás de sofrer o que fez os outros sofrerem!
(...) Certos pais, é verdade, descuidam dos seus deveres, e não são para os filhos o que deviam ser. Mas é a lei de Deus que compete puni-los, e não aos filhos. Não cabe a estes censurá-los, pois que talvez eles mesmos fizeram por merecê-los assim. Se a caridade estabelece como lei que devemos pagar o mal com o bem, ser indulgentes para as imperfeições alheias, não maldizer do próximo, esquecer e perdoar as ofensas, e amar até mesmo os inimigos, então essa obrigação se faz ainda maior em relação aos pais!
 
 
O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. 14
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário